Para acolher o paciente de forma integrada, começando ainda em sua casa, o Setor de Pediatria do CHN criou o serviço de teleconsulta para atender crianças e adolescentes de até 15 anos. Feito por meio de videochamada, por uma plataforma segura de prontuário eletrônico, o atendimento é realizado por nossos especialistas.
Segundo a Dra. Christine Tamar, coordenadora da Pediatria do CHN, é através das imagens vistas na videochamada e dos sintomas relatados pelo paciente ou por seus pais que o pediatra consegue ter uma ideia do estado de saúde da criança e iniciar o diagnóstico, avaliando se a visita ao hospital é necessária.
Quando a teleconsulta pediátrica deve ser feita?
Esse novo serviço funciona como uma pré-avaliação que determina a necessidade de levar ou não a criança ou o adolescente até o hospital. Em alguns casos, o médico poderá diagnosticar o paciente apenas pela teleconsulta e indicar a melhor forma de tratamento sem que ele precise se deslocar até o hospital. Porém, caso seja preciso uma avaliação ou abordagem presencial para que seu quadro melhore, isso será informado aos pais na videochamada.
O que é possível fazer em uma teleconsulta?
Por meio de uma teleconsulta, o especialista pode conhecer o histórico médico do paciente; observar lesões e mudanças na coloração da pele e de mucosas; avaliar se o paciente tem perda de equilíbrio; auxiliar no uso de aparelhos para verificar a saúde em casa, como termômetro e medidor de pressão; observar a frequência respiratória; orientar a prescrição e a dosagem de medicamentos e entender as queixas do paciente.
Como fazer uma consulta de teleorientação?
Confira o passo de passo de como realizar uma consulta por videochamada no CHN:
1. o paciente liga para o serviço de teleconsulta pelo número (21) 2729-1533;
2. nosso atendente faz o cadastro e recebe o aceite dos termos de atendimento pelo paciente (a ligação será gravada com a assinatura vocal de aceite dos termos);
3. a atendente direciona a ligação para o atendimento médico;
4. o médico realiza o atendimento do paciente por videochamada com base em um prontuário eletrônico seguro;
5. o que pode acontecer no atendimento: finalizar a teleconsulta com alta do paciente e prescrição de exames e/ou medicações ou encaminhar o paciente para a consulta presencial no hospital;
6. caso seja necessário ir ao CHN, o paciente terá prioridade no atendimento.