Logo

Viva melhor

2 minutos de leitura

Cirurgia robótica: quais os principais benefícios para o paciente?

Conheça as vantagens dessa tecnologia para pacientes e médicos e como a cirurgia funciona
ED
Dr. Eduardo Duarte - Cirurgia plástica Atualizado em 30/10/2020

Apesar do nome sugerir que a cirurgia robótica seja algo digno de filmes de ficção científica, essa tecnologia já está presente em diversos hospitais brasileiros e traz muitos benefícios tanto para os pacientes quanto para os próprios médicos. No lugar da equipe médica, o paciente é operado por um robô controlado pelo cirurgião, que é capaz de realizar movimentos ainda mais precisos em comparação com as mãos humanas. 

Segundo o dr. Eduardo Duarte, coordenador do Centro Cirúrgico do CHN, a cirurgia robótica é uma tecnologia minimamente invasiva considerada mais segura e menos agressiva do que os métodos tradicionais – que geralmente consistiam em uma cirurgia aberta, com maior exposição do paciente. Através de uma mesa de controle, chamada “console”, o cirurgião habilitado para usar a técnica controla os braços robóticos com amplo grau de liberdade de movimentos.

“Todos os movimentos que o cirurgião faz no console o braço do robô consegue reproduzir no paciente. Isso nos permite fazer incisões mais precisas e em menor quantidade, o que oferece menor trauma cirúrgico ao paciente e faz com que o procedimento seja mais leve, com menos riscos de perda de sangue”

Benefícios da cirurgia robótica para o paciente

  • Redução do tempo cirúrgico;

  • Diminuição do risco de complicações;

  • Menor tempo de recuperação pós-operatório;

  • Menos riscos de perda de sangue durante a cirurgia;

  • Menos riscos de trauma;

  • Chances menores de desenvolver cicatrizes.

Devido às incisões mínimas realizadas pelo robô durante a cirurgia, com cerca de 8 milímetros, a cirurgia robótica é considerada uma tecnologia minimamente invasiva e ideal para proporcionar uma recuperação mais rápida e menos incômoda ao paciente. Segundo o dr. Eduardo, ela é usada no auxílio a diversos tipos de procedimentos cirúrgicos, principalmente para retirada de tumores do aparelho ginecológico e digestivo e na execução de cirurgias bariátricas – por ser capaz de amenizar o trauma cirúrgico em pacientes com diversos graus de obesidade.

"Os procedimentos urológicos, incluindo a prostatectomia, que consiste na retirada do tumor de próstata, são os principais favorecidos por essa tecnologia. Em cirurgias convencionais, existe a chance de o paciente ter sequelas irreversíveis após o tratamento, como a impotência sexual e a incontinência urinária, mas a cirurgia robótica consegue diminuir as chances de complicações pós-operatórias"

Mas os benefícios desta tecnologia não são destinados apenas aos pacientes. A plataforma robótica usada nessa tecnologia oferece uma visão 3D ampliada da área a ser operada e alta definição nas imagens, sendo especialmente benéfica para os procedimentos delicados por oferecer mais detalhes à equipe médica. Além disso, ele permite uma maior liberdade de movimentos do médico através das pinças articuladas, que conseguem simular os movimentos do especialista com precisão, sem tremor e em situações de difícil acesso, como no caso dos pacientes obesos.

Escrito por
ED

Dr. Eduardo Duarte

Cirurgia plástica
Escrito por
ED

Dr. Eduardo Duarte

Cirurgia plástica