Logo

Institucional

2 minutos de leitura

Bartolinite: prevenção, causas e tratamento

Não há formas específicas de se prevenir a bartolinite e o tratamento envolve o uso de antibióticos
MB
Dra. Manuele Bonatto Calil Urtecho - Ginecologista e obstetra Atualizado em 21/08/2023

Bartolinite é uma doença ginecológica que ocorre quando há uma obstrução das glândulas de Bartholin, localizadas na entrada da vagina e que colaboram com a lubrificação do órgão.  

O problema é causado por infecções bacterianas e pode provocar dor e incômodo no local. Continue a leitura para entender mais sobre o problema e como ele pode ser tratado. 

O que é Bartolinite?

Bartolinite é uma doença ginecológica que ocorre quando há uma obstrução das glândulas de Bartholin, localizadas na entrada da vagina e que colaboram com a lubrificação do órgão.  

Essa obstrução provoca a formação de um cisto e, dependendo do quadro, ele pode evoluir para um abscesso na vulva, com secreção purulenta (com pus).  

Bartolinite: quais são as causas?

A principal causa da bartolinite são infecções bacterianas provocadas pelo contato com esses microrganismos, como os causadores da gonorreia e da clamídia.  

No entanto, traumas locais e até uma queda na imunidade podem fazer com que as bactérias da própria vagina proliferem de forma irregular e provoquem o quadro. 

Sintomas de Bartolinite

O principal sintoma da bartolinite é a dor no local, considerada bastante incômoda e que atrapalha tanto a relação sexual como atividades do dia a dia, como ficar sentada. Outros sintomas incluem:  

  • Inchaço da vulva; 

  • Vermelhidão; 

  • Formação de cisto; 

  • Presença de pus. 

Como prevenir a Bartolinite?

Não há formas específicas de se prevenir a bartolinite. No entanto, caso a paciente tenha a formação de abscesso ou quadros recorrentes do problema, pode-se retirar a glândula após o tratamento da infecção. 

Diagnóstico

O diagnóstico da bartolinite é feito de forma clínica, ou seja, é realizado em consultório após exame físico e anamnese com a paciente.  

Formas de tratamento

O tratamento da bartolinite é feito por meio de uso de antibióticos (já que é uma infecção bacteriana). Além disso, é preciso drenar o cisto ou abscesso, o que pode ser feito em consultório.  

Outra medida importante é a realização de compressas quentes em casa, o que ajuda a drenar o líquido de forma espontânea e aliviar o problema.  

Que médico devo procurar?

O médico habilitado para tratar de condições como a bartolinite é o ginecologista. Agenda agora sua consulta com um especialista do CHN (Complexo Hospitalar Niterói).

Escrito por
MB

Dra. Manuele Bonatto Calil Urtecho

Ginecologista e obstetra
Escrito por
MB

Dra. Manuele Bonatto Calil Urtecho

Ginecologista e obstetra